sábado, 11 de outubro de 2008

100 ANOS DE SAMBA

Feliz Aniversário Cartola!
Hoje, se ele estivesse vivo, completaria 100 anos! Acredito, que um artista consegue trazer vida, mesmo estando morto...afinal quanta musica boa e letras ótimas ele deixou!
Agenor Oliveira, nasceu no dia 11 de outubro de 1908, no bairro do Catete no Rio de Janeiro, e aos 11 anos se mudou pra Mangueira, que seria sua paixão da vida toda! O apelidinho lindu,veio quando ele começou a trabalhar de pedreiro e usava um chapéu para que a massa de cimento não sujasse a cabeça (que simplicidade gritante....).
Ele foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, e ele mesmo escolheu as famosas cores verde e rosa! É engraçado, que esse ano era o de 1928, e nesse ano ele lançou o samba "Chega de demanda"...só que ele mesmo só gravou em 1974!
Uma das coisas mais legais na história dele é que ele fez muitos sambas, mas galera que gravava (bom, não sei se ele achava isso legal "???"). Até 1956, a história musical dele foi muito rica, muita parceria e produção .....
"Cartola só foi redescoberto em 1956, quando o cronista Sérgio Porto o encontrou lavando carros em uma garagem de Ipanema e trabalhando à noite como vigia de edifícios. Sérgio levou-o para cantar na Rádio Mayrinck Veiga e, logo depois, Jota Efegê arranjou-lhe um emprego no jornal “Diário Carioca”. (créditos à http://www.cartola.org.br) É então que rola uma história muita massa: em 1952, começou a viver com Dona Zica (Euzébia Silva do Nascimento) eles já se conheciam desde criança (aff! Que lindu!).
E em 1961 a casa deles virou ponto de encontro de sambista fodão....rs....Elizeth Cardoso, Cyro Medeiros e o trio Pixinguinha, Donga & João da Baiana, Paulinho da Viola, a galera novinha (puts..na época), tipo a linda da Nara Leão! Imagina, que maravilha...e então pra melhorar em 1964, ele e a ótima cozinheira que era a Dona Zica, recolveram abrir um restaurante Zicartola! Caracas, imagine uma cervejinha e o melhores sambiastas da terra reunidos....aff....Acho que deus num dá asa pra cobra, ainda bem que nasci faz pouco tempo (pouquissimo hen galera..quase ontem...rs...). Não durou muito tempo, mas tenho certeza que foi o tempo certo de muitas musicas boas.
Então, não é que o querido Cartola só lançaria seu primeiro LP (eita tempo bom mesmo) em 1974, com 66 anos... Ele teve oficialmente, em carreira solo 4 LPs! Esse primeiro se chamava "Cartola"; o segundo de 1976: "Cartola II" . . . em 1977: "Verde que te quero Rosa" e o último de 1978: "Cartola 70 anos".
Kra, pensa bem, ele tinha mais de 500 musicas...e gravou o primeiro disco com mais de 60 anos! Puts, agora cheguei a conclusão de que ele não deveria achar legal ("!!!") ... imagina, um pessoa super talentosa, e não tinha chance de gravar! Mas também, considerando que ele deveria receber pelas musicas que outros artistas gravavam, e a vida de musico que levava....volto de novo a duvida ("???") ... Só que, nas décadas em que o samba estava estourando (20, 30) havia muita confusão quanto a quem dar créditos sobre a musica! Os caras faziam musica juntos, num dia de porre, aí pah...tinha um neguinho que ouvia, (tava junto, mas não participava da composição), sendo musico, decorava...saia com a musica na cabeça e pah gravava...Então os caras que realmente fizeram a musica, só ficavam sabendo quando ela já tava correndo os morros! Isso é punk hen!??!....Tem um livro muito legal, que é basicamente sobre compostores, é velho pra burro..mas cita bastante essas confusões
. . . eu tenho o primeiro volume(hahaha ...esse tenho é super underground, mas agora é meus mesmo), deve haver um segundo! Cartola faleceu em 30 de novembro de 1980.
Bom, eu não tenho nenhum dakeles discos que ele gravou oficialmente (mas hei de ter..rs....). Só que conheço muita musica dele, e tenho um disco que eu tenho orgulho de dizer, que eu comprei quando era muito "cabaça" em musica ainda (desculpa a palavra, mas essa ilustra bem....rs...) e nem sabia o quanto ele significava pra musica brasileira!
O nome é "Cartola Bate Outra Vez", tem muita gente bonissima interpretando as musicas dele. Claro que tem as clássicas, como: "As rosas não falam", com a Gal Costa......mas são lindas inéditamente (estou em duvida se essa palavra existe.....hum...agora existe!). Cara olha a pira de "Disfarça e chora" (aqui com a Leila Pinheiro), composição do Cartola e Dalmo Castelo, "Chora, disfarça e chora. Aproveita a voz do lamento, que já vem a aurora....a pessoa que tanto querias, antes mesmo de raiar o dia deixou a escola por outra... " Aff! F-o-d-a! Bom, vocês tem que ouvir, porque é muito bom mesmo....o Zeca Pagodinho distrói em "Minha"..."Quem disse que ela foi minha...minha ela não foi um só instante, como mentiam as cartomantes! ". Tem o lindu do outro Agenor, o Cazuza, cantando "O mundo é um moinho"...essa musica é muito triste,
tristinha.....mas as vezes eu gosto muito de escutar! Na verdade, as musicas dele são tristes na maioria....mas a beleza que elas carregam é indiscutivel! "Esquece o nosso amor, vê se esquece...porque no mundo acontece... ", o ótimo do Caetano Veloso cantando "Acontece"! Só que hoje é sábado, e ele merece uma coisa alegre... "A SORRIR EU PRETENDO LEVAR A VIDA...."
Abrasso Crasso

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi,

passei só pra dar uma olhada... mas não resisti e li tudo. Muuuuito bom este teu blog... vou ficar freguês. Abraço, Jean (Fafija)