quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ROCKABILLY

E aí pessoas!?!?
Bom, depois de muita "metamorfisse ambulantex"....vou escrever decentemente dementemente (senti saudade da Lara agora...)! Semana passada, andando pelo "myspace" a procura da batida perfeita (hum....questionável....), encontrei algumas bandinhas brasileiras de ROCKABILLY.....e pensei: "Puts, num sei muito sobre essa pira...." Então pão..resolvi saber e ouvir....e kralho é quase impossivel ouvir e não sentir uma vontade louca de dançar.....vamos lá...
O rockabilly surgiu na década de 50, o som marcante era de guitarras e contrabaixos acústicos, que eram tocados com uma técnica chamada slap-back (aqueles caras enormes, com uma contrabaixo enorme e batendo feito loucos...rs....).
Dizem que foi a musica "Rock Around The Clock", de Bill Haley que inaugurou o movimento em 1954...mas eu vou confirmar isso, porque em se tratando de musica, sempre tem alguma coisa que a gente não sabe (???).
E isso não se tratou apenas de um ritmo.....a galera se vestia diferente (muito legal os vestidinhos das gurias e as jaquetas de couro da rapeizi, e aquele cabelo)....atitudes meio rebeldes (os caras maior machões....massaaaa!)....e os carros, lindussss...brilhando. Mexeu muito com as pessoas esses lances.....Imagina, aquela dancinha do Elvis, super sexy, naquela época... Bom, eu andei buscando os mais fodões e mais antiguinhos... Aí descobri o Gene Vicent....puts, o cara era total pirado. Ele foi servir o exercito, e perdeu uma perna, aí tinha uma perna de ferro...mas o kra pulava tanto nos shows, pirava tanto, que num dia pulou em cima da galera (talvez o mosh do hardcore tenha vindo daí...rs...) e quebrou a outra perna...aff...Uma coisa que eu acho bem legal, e que pouco gente sabe...é que a musica "Be-Bop-A-Lula" é dele e não do Elvis Presley....Dizem que quando a mãe do Elvis ouviu essa musica na rádio, até ela se confudiu e ligou pro filho: "Essa sua nova música é um sucessoooo!!!" ..r.s.....rs.... Outra coisa massa, é que ele era muito amigo de outro fodão do rockabilly Eddie Cochran.....caracas, eu adorei as musicas dele...a voz então....vixi...não tem como não destacar "Summertimes Blues"...e uma que eu só havia ouvido com o lindu do Ray Charles "Hallelujah, I Love Her So"....eu tenho que ir num lugar que só toque isso, pra matar minha vontade de me acabar de dançar. Os dois excursionaram muito juntos e tals....mas em 1956, uma fatalidade...eles e mais a namorada do Eddie, sofreram um acidente de trânsito em Londres... e o blezinha do Eddie Cochran faleceu....peninha, porque depois disso o Gene nunca mais foi o mesmo....amizade é fodaaaaa.... E também tive o prazer de ouvir Billy Lee Riley...ah, a musica com letra clássica, bem estilo rockabilly é "Red Hot"...e outro que gosto muito muito muito....é "Baby Please Don't go"...uiuiuiui...ouçammmm..... Bom os topetes estão sempre lá.....a voz meio sexy grossa também, mas mesmo assim todos são lindamente diferentes! Vou colocar um pouco de Eddie e Gene aqui...porque os dois merecem....e as musicas mais famosas...
Eddie Cochran, com seu "Sumertime Blues" http://www.youtube.com/watch?v=Vm2Mdma2dXw E Gene Vicent, com o famosissimo "Be-Bop-A-Lula" http://www.youtube.com/watch?v=vDU9FP5_B2M Mais um pouquinho de Gene Vicent....com "Roll Over Beethoven"....essa vai pra Ani que vai fazer um concurso no fim de semana e vai passar, aí a gente vai num rockabily lá em Curitiba :) http://www.youtube.com/watch?v=8wHG8U0fa1Q Valeu, viva a vibe boa do ROCKABILLY! Abrasso Crasso

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu, isso aki tá virando a encicloédia do rock and roll!!!

Gabriela. disse...

muito bom ler isso aqui!
sabe jaque, q eu nao sabia dizer rockabilly (e obvio que muito menos sabia o que era hehe) e aí foi a lara quem me ensinou! foi muito engraçado isso hahah
beijocas