domingo, 21 de dezembro de 2008

Eu me transformo em outras. . .

Salut...
Tenho escrito muito sobre musica, mas me parece pouco sobre musica brasileira . . .
Então hoje vou falar sobre uma mulher que eu gosto muito muito . . . conheço uns três cd's, mas algumas musicas dela são inesquecíveis pra qualquer um, tipo "Alma", "Catedral" . . . a mulher em questão é Zélia Duncan!
Ela começou nos anos 80, usava o nome Zélia Cristina . . . estourou com o cd homonimo em 1994, onde saiu "Catedral" (versão da musica de uma cantora alemã Tanita Tikaram).
O que eu vou citar aqui, saiu em 2004 e tem um nome que é perfeito, acho que no fundo todo mundo é meio camaleão, todo mundo às vezes se transforma em outras!
O cd é muito legal, porque ela canta sambas clássicos, de compositores como Herivelto Martins ("Nega manhosa"), Tom e Vinicius de Moraes ("Janelas abertas") , tem Tom Zé . . . Enfim é uma aula sobre musica brasileira, muito legal mesmo. É interessante porque ela mesclou compositores antigos, com alguns contemporâneos, como o inteligentissimo Luiz Tatit (um dia falo dele aqui, ele é ótimo, e a blzinha da Tati me deu um cd...brigadu), o Zé Miguel Wisnik . . . o loco do Lula Queiroga!
Vou destacar as que me chamaram muito atenção: "Boca de Siri" de Wilson Batista e Germano Coelho: ". . .quem encontrar o meu moreno por aí, faça o obséquio boca de siri". . .hahaha . . é muito legal a mulher dá uma escapadinha . . . então boca de siri! Aí "Meu rádio e meu mulato" . . . ela comprou um rádio, aí toda a vizinhança do morro vinha no barracão dela pra ouvir "mas quem eu queria num vem nunca, por não gostar de musica e não ter coração" . . . hahaha, aí ela diz que vai vender o rádio pra não se "amofinar" . . . tudo era tão simples nas musicas e lindinho! Aí "Presente" do Zé Miguel Wisnik uma blezinha, ainda mais eu que adoro das presente: "Eu quero simplesmente te dar um presente. . . a rosa dos tempos desabrocha desabrocha novamente. . .eu quero simplesmente a vida a semente . . . que quero simplesmente você neste instante. . ." Lindinhuuuuu . . .
A letra da primeira música "Quem canta seus males espanta", é muito significativa pra mim, acho que me encontrei no meio dela. em algumas partes. . . rs. . . é do ótimo do Itamar Assumpção...então vou até por ela toda aqui:
Entro em transe se canto, desgraça vira encanto Meu coração bate tanto, sinto tremores no corpo Direto e reto, suando, gemendo, resfolegando Eu me transformo em outras, determinados momentos Cubro com as mãos meu rosto, sozinha no apartamento às vezes eu choro tanto, já logo quando levanto Tem dias fico com medo, invoco tudo que é santo E clamo em italiano ó dio come ti amo Eu me transmuto em outras, determinados momentos Cubro com as mão meu rosto, sozinha no apartamento Vivo voando, voando, não passo de louca mansa Cheia de tesão por dentro, se rola na face o pranto Deixo que role e pronto, meus males eu mesma espanto Eu me transbordo em outras, determinados momentos Cubro com as mãos meu rosto, sozinha no apartamento É pelos palcos que vivo, seguindo o meu destino É tudo desde menina, é muito mais do que isso É bem maior que aquilo, sereia eis minha sina Eu me descubro em outras, determinados momentos Cubro com as mãos meu rosto, sozinha no apartamento
Bom então pra terminar, "Capitu", do Luiz Tatit. . . http://br.youtube.com/watch?v=NAeJv8LAX28

"De um lado vem você com seu jeitinho hábil hábil hábil, pronto me conquista com seu dom, de outro seu site petulante www poderosa.com . . . Você real é ainda mais tocante. . . É só navegar é só te seguir então naufragar. . ."

Aff! Letra perfeita pras "capitus" da vida. . .rs. . .

Abrasso Crasso

Nenhum comentário: