quarta-feira, 6 de agosto de 2008

MON CIEL FRANÇAIS!!!

Hoje vou falar de uma das loucas paixões da minha vida...sou apaixonada pela lingua francesa...bom, pelo nome do blog da pra perceber né?!?? Ainda não morro antes de falar francês....rs... Não faz muito tempo descobri alguns cantores franceses que eu amo.... A primeira foi Camille Dalmais....puts, é muito legal escutar alguém cantando em francês, ainda mais a voz dela, que é lindaaaa......Conheço o primeiro cd, que é "Le Fil" de 2005....E neste cd tem uma musica que se chama "Ta douleur" que pra mim é a melhor....dá pra ver o clipe no youtube que é foda! Maasss, o primeiro cd dela é de 2002, o "Le Sac des Filles". Neste mesmo ano ela começou a cantar junto com o Nouvelle Vague (sim, o nome vem daquela pira do cinema francês....foi um tipo do que aconteceu no Brasil e se chamou Cinema Novo...hum...hum...sentiu o "nouvelle").....E esses dias eu escutei o primeiro cd....kralho, é muito loco, porque tem cover do Joy Division e Dead Kennedys, só que com outro ritmo...a musica que eu mais piro é "Too drunk too fuck" (Dead Kennedys)....hahah...e a tradução tem a ver.....heheh.... Só que apesar de contar com 6 francesas na formação, eles cantam em inglês.....pelo menos nesse primeiro cd... A Camille ainda tem mais dois albuns "Live au Trianon" de 2006 e "Music Hole"......massss eu ainda não escutei....então no futuro falaremos deles ;) Aí, descobri Serge Gainsbourg...noosssaa que massa, e esse abençoado cd.....rs....é com a Brigitte Bardot....uiuiui.....aquela atriz mesmo....muito sensual..o album se chama "Bonnie and Clyde" (o nome do filme...heheh).....É de 68, como eu disse ontem pra uma super amiga, nesse ano poucas musicas deram errado! Ele tem uma discografia extensa, quando num futuro não muito próximo...rs..... ouvir tudo, voltamos a falar! E no mesmo blog (eita olha a propaganda, mas esse blog é muito bom mesmo e galera pode achar mais musicas boa: sacundinbenblog.blogspot) tem um cd da filha desse camarada Charlotte Gainsbourg, que é muito muito bom.....masssss ela canta em inglês, em todo caso vale a dica!!! Pra encerrar, (e reparando agora comecei a conhecer a musica francesa de trás pra frente) não poderia faltar Edith Piaf..... ela, uma das cantores mais famosas da França e eu só escutei faz uma semana. Aff! É lindo, a voz, o idioma, o jeitinho suave de puxar o r (rs)....uiuiui......massss, é pra um daqueles dias que ou você está apaixonadassa ou acabou de levar um pé na bunda.....rs....bom, pelo menos a coletânea que eu escutei! Tá.....essa vontade de hoje falar um pouco das minhas piras com musica francesa....foi porque uma pessoa muito especial me mandou um e-mail muito bunitinho, me chamando de uma forma carinhosa em francês......Mettre la piscianos! Abrasso Crasso

3 comentários:

Anônimo disse...

Bon jour, mon cher ami.
Tenho certeza que essa pessoa especial lhe guarda bem no alto da estante, onde estão aquelas necessárias peças raras e, também, especiais. =]

Conheci Edith Piaf há pouco tempo também, quando assisti o filme "Piaf - Um hino de amor". Já viu? Se não, para tudo agora, corra até a locadora mais próxima e assita, rs. É daquelas coisas tristes e belas, no elevado sentido agudo destas palavras.

Bisous belle jolie.
Um pedacinho de Piaf, pra fartar nossas vontades de fazer biquinho, rs.

"Non! Rien de rien,
Non! Je ne regrette rien.
Ni le bien, qu'on m'a fait,
Ni le mal, tout ça m'est bien égal!"

Anônimo disse...

Sabia que o Manu Chao é francês?

fala dele ai qualquer post...

Parabens...bjoss

Anônimo disse...

Un petit mot en français...

Camille - Pour Que L'amour Me Quitte

Endormie
cheveux mouillés
bras repliés
retrouvée fenêtre ouverte
l'air
par la fenêtre

Pour que l'amour me quitte

En dormant j'ai rêvé
des milles lianes
Pagayé,
pagayé

Pour que l'amour me quitte

Réveillée
la lumière pâle
des murs de l'hôpital
trop aimer c'est pas normal
un coeur si mal
accroché,
décroché

Pour que l'amour me quitte
Amour