segunda-feira, 1 de setembro de 2008

BENZINHO, EU ANDO PIRADO!!!

Puts, faz tempo q eu quero falar de Agenor de Miranda Araújo Neto, o lindu e talentosíssimo Cazuza.
Como eu sempre faço quando quero conhecer a musica de alguém, começo pelo começo...rs....então, depois de ler “Cazuza – Preciso dizer que te amo”, que têm todas, todas mesmo, letras dele....e ainda foi a mãe dele e o pai que organizaram....Puts, tem poesia dele quando ele escrevia no seu quarto, ainda adolescente....fodaaaa! Até o Caetano Veloso escreve no livro uma apresentaçãozinha perfeita ....dizendo o que ele achou.....aki um trecho:
“(...)Podemos chorar de saudade do Cazuza. Mas sempre tornamos nos alegrar com a sua presença divertida e desafiadora, porque ele é uma das pessoas que mais sabem expressar este fato dificílimo de entender e admitir: os humanos somos todos imortais”. Linduuuu... (rs)...Kra leiam o livro, tem comentários dos parceiros, pra quem quer saber mais é um prato cheio.
Bom, mas enfim..vamos falar de musica...eu vou citar os álbuns dele ainda com o Barão Vermelho, porque eu não conhecia nada e curti pacas...é muito roque enrow cru....undesrtand?!?? Bateria, baixo, guitarra e vocal....principalmente o primeiro que é de 1982.....Tem uma frase da Rita Lee que está no livro, o Cazuza que citou "Rock é um flagra, tomou 2 uísques vira rock". Aff! Total verdade.
O nome do album é “Barão Vermelho” ......Kralho...eu amoooo a primeira musica “Posando de Star”.....tudo bem que tem um Q de machismo....rs...mas a letra é ótima “Eu sou o seu amor me entenda, você precisa descobrir o que está perdendo......” Tem uma versão dele pra “Down On Me” que todo mundo conhece da Janis Jolin, que é linda Eu não sei o que meu corpo abriga nestas noite quentes de verão, e nem me importam que mil raios partam qualquer sentido vago de razão....” Outra desse álbum, foda pra mim é “Ponto Fraco, eis o tapa na cabeça: ”Benzinho eu ando pirado, rodando de bar em bar, jogando conversa fora só pra te ver”......e a verdade da musica.... ”Todo mundo tem um ponto fraco. Você é o meu por que não???”. E kra, a primeira versão de “Todo Amor que houver nessa vida” é muito muito rock....tem que ouvir! Pra encerrar, uma musica muito bunitinha.... ”Bilhetinho Azul”...o Caetano diz que ele até chorou quando ouviu a primeira vez: ”Hoje acordei com sono, sem vontade de acordar....”. Recomendassimo, pra mim o primeiro mais que os outros dois, de 1983 e 1984 (esses são álbuns de estúdio, mas tem outros AoVivo e tal). O segundo se chama “Barão Vermelho II ......hummm....um pouco lógico....rs....E pra mim a música, que é a musica...rs...é “Carente Profissional” ...kralho, que letra boa... ”Eu mereço um lugar ao sol. Mereço. Ganhar pra ser carente profissional”. Mas o albúm também é massa...A Ana Cañas cantou no Som Brasil e galera que FODA.......quem não viu, dá pra ver no youtube, vê lá, vcs tão merecendo....rs... Bom o ultimo com o Cazuza é “Maior Abandonado”, que é o nome da primeira musica...e essa certeza que todo mundo já cantarolou...”Migalhas dormidas do teu pão, raspas e restos me interessam, pequenas porções de ilusões...Mentira sinceram me interessam”. E tem também, “Não Amo Ninguém”, que foi uma das musicas dele que a Cássia Eller gravou....e ficou tesão.... ”Se todo alguém que ama, ama pra ser correspondido..se todo alguém que eu amo é como amar a lua inacessível...É que eu não amo ninguém...não amo ninguím parece incrível”....Olha a intensidade disso, aff! E a clássica "Por que que a gente é assim" Que é uma das parcerias dele, Frejat e do cara que tem 45% de culpa do Cazuza ter estourado, o Ezequiel Neves. A frase do nome da musica é dele....o Ezequiel e o Cazuza viviam numa pira sem fim, a noite nunca tinha fim.....hummm... "Mais uma dose que eu tô afim..". Pura boemia, o que de certa forma é uma das influências do Cazuza!
E sobre cantar, tem uma frase muito legal que o poeta cita também:
"O Tom Jobim uma vez disse que, quando a gente canta no quintal da gente, está sendo internacional, porque aquele quintalzinho só a gente tem."
Ah! Que legal, brasileirissimo internacional....rs.... Eu vou ouvir mais ele só, e então volto a comentar! Pra encerrar uma frase dele, que é muito minha também, porque (é dificil admitir .....uiuii) ....mas sou uma pisciana original: egoísta...rs....
"As possibilidades de felicidade são egoístas mesmo."
Então por hoje é so pessoal... Abrasso Crasso

3 comentários:

Gabriela. disse...

hmm, preciso dizer que amei o post?!
mui bien!
bejoo

Gabriela. disse...

certo que já lembrei do gil quando escrevi isso! domingo no parque eh demais né? adoro
:*

Unknown disse...

pro dia nascer feliz, o mundo inteiro acordar... e agente dormir... :)
tive um final d sexta e incio de sábado bem "cazuza"...hehe
e ler esse post agora foi super deliciosso!!!
beijos lady