domingo, 7 de setembro de 2008

UM COISA LEVA A OUTRA...

Estou numa fase meio cinema.....ando assistindo muita coisa boa (graças aos ótimos blogs que disponibilizam filmes ótimos!)....
E hoje de manhã assisti Basquiat.....não sabia nada sobre ele, além de ter ouvido seu nome na letra do Zeca Baleiro “Bienal”: “Com a graça de Deus e Basquiat, Nova York, me espere que eu vou já” ... que por sinal tem uma letra foda, muito boa mesmo! Ele era um pintor americano, que estourou na década de 80 e as pinturas eram muito lokas. Kra assistam o filme, muito legal, e é muito relacionado com musica. A trilha sonora é muito boa (muito Tom Waits) e o papel de Andy Warhol é interpretado pelo David Bowie, que por incrível que pareça além de um bom cantor é um bom ator, tem também uma participação da pirada linda da Courtney Love.
E como uma coisa leva a outra....vamos falar do ultimo cd do Zeca Baleiro....rs....”O Coração do Homem Bomba”....Puts, a primeira musica é uma vinheta com esse mesmo título....e é como o cd...engraçado, satírico....Algumas musicas tem uma letra meio “brega”....mas isso não transforma o cd pra pior...na verdade é uma pitada que acrescenta. Tem uma musica muito muito realista “A alma não tem cor”.....é de uma banda que já era...Karnak (do André Abujamra), mas eu conheci com o Chico César: “Branquinho, Neguinho, Branco negão...Percebam que a alma não tem cor... ela é colorida ela é multicolor”...puts né!!! A musica que é a da vez pra mim é “Elas por Elas”...bom é meio clichê de musico colocar um monte de nome de mulher e descrever a relação e tal....mas mesmo assim a letra é inédita, porque nenhuma mulher se repete. Uma musica também que é super Zeca Baleiro...rs....é “Você é Má”....E aqui estourou primeiro e todo mundo já gritou “Toca Raul” também é muito engraçada. A musica mais “séria” eu acredito que é a última “Geraldo Vandré” que é uma homenagem a esse cara que passou por coisas fodas na ditadura. Eu curti o album, mas eu já imaginava, porque até agora não existe um cd do Zeca que eu não tenha gostado. Bom como o nome carrega Volume I....quem sabe loguinho venha o Volume II.
E continuando a história do filme...Jean Michel Basquiat acabou entrando nesse lance de "drugs" fodas e como todo grande famoso, passou por aquela fase em que não se acredita em amizade, apenas em interesse e tal...e então eis que surge o gênio do Andy Warhol, como um grande amigo... O que tem a vê com musica isso?
O sucesso de um grupo fodaaaaa, que eu amo The Velvet Underground.... O pai do “pop-art” foi o padrinho dessa banda. Ele teve a idéia de colocar a Nico, que era uma modelo alemã linda....e ainda cantava.....(uiuiui)....No começo, ela cantava uma musica e ficava no palco de pé pirando, porque como era ela linda, galera curtia....
Mas, aí ela foi cantando mais musicas e então surgiu o cd “The Velvet Underground & Nico”.....que é um cd clássico, que quem curte rock tem que ter.
O Velvet Underground tem muitos cds bons, que um dia eu volto a comentar.
O que quase ninguém sabe é que a Nico tem cd...e não posso deixar de falar do “Chelsea Girls” ..... puts .... lindo...nostálgico...mas meio triste, como eu acredito que tenha sido a vida dela! Aquele clima de um lugar obscuro que existe nas musicas que ela canta no cd do Velvet Underground, nesse cd você sente em todas as musicas...eu gosto muito de "I'll Keep It With Mine"....
Andy Warhol que colocou nela o nome Nico, é um anagrama da palavra ICON (ícone) . A Nico se foi em 18 de julho de 1988, na Ilha de Ibiza....saiu pra dar uma volta de bike e teve uma hemorragia cerebral. Aff! Que pena! Bom enfim é isso..ainda poderia ter faldo da Courtney Love , do David Bowie ou do Tom Waits ....mas vai ficar pra uma próxima!
Abrasso Crasso

3 comentários:

Mídia Fractal Comunicação Livre disse...

E aíii Jaque...putz, adorei teu blog né, claro!! Esse nosso gosto musical tem mesmo muita afinidade...e coincidências tbm....tô fazendo um trampo sobre pop art, que é um lance q gosto muito...daí vi aki o basquiat, o andy, velvet....muito bom...super bjo!!!

Anônimo disse...

o filme eu não vi, mas Velvet Underground eu conheço... haha
Velvet foi uma daquelas bandas que faz a gente querer ter nascido nos anos 50, pra já ser meio adulto no final da década de 60 e ver tudo isso em "real time".
Hoje me disseram que eu pareço o Zeca Baleiro(uma outra disse "você não parece, É o Zeca. talvez não fisicamente, mas é". não entendi muito, mas fico agradecido..). nunca fui de escutar muito Zeca, mas depois de ver tanto sobre ele hoje vou até baixa algum disco inteiro...e o filme, se achar.

muito bom o blog, Jaque! o meu: crazydshow.blogspot.com vê lá!

Unknown disse...

bom guria... nem preciso dizer que vc ousou tocar no outro ponto importantíssimo da minha vida além da música: a arte!!!
eu vivo arte, sou arte, respiro arte e tnho a musica de trilha, e mtas das musicas conheci atraves d vc, principalmente agora nessa fase d ansia por coisa nova(nova pra mim, nao necessariamente nova, afinal tm tanta coisa velha q pra mim é super nova!!)
enfim, velvet conheço pouquissimo, td q ouvi foi aih na tua, vou baixar uns cds...
e sobre o warhol, eu apesar d saber mto do trabalho dle como artista nao tinha a menor idéia desse envolvimento dle com a musica ateh assistir o doors, do oliver stone...
enfim td está conectado...
e um viva a informação!!!