terça-feira, 30 de setembro de 2008

OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO...

Essa frase não saía da minha cabeça, em 2005...primeiro ano da Faculdade, eu e meu diskman (ié...com porta cd todo dia na mochila...) ouvimos muito muito Jorge Ben Jor.... Então, nada mais natural do que falar desse cara foda, que transforma coisas simples em belas letras, com uma melodia que faz a pessoa mais tímida do mundo dar uma sacudidinha....rs....
Um querido amigo me passou o “Sacudin Ben Samba”, que depois fui saber que é o segundo disco dele, de 1964, quando ele ainda era conhecido como Jorge Ben. Ele mudou o nome em 1989 pra Jorge Benjor, depois Jorge Ben Jor, tem altas teorias pra isso...esses dias até tava discutindo com a minha mãe, porque ele é do tempo do Ben....hihihi....Aí ela disse que foi porque ele perdeu a pira do começo, a brasilidade e pah....mas eu disse: “Mãe num pira, foi porque um cara se chamava George Benson, e como o Ben Jor tava fazendo sucesso no states, não queria confusão”. Eu não sei se ela acreditou....mas eu tentei!
A primeira musica trata de uma coisa que é clássica dele: mulher....hihihi..... Só que a malandragem das musicas sempre são inéditas.... “Você é a razão do meu esquema eu agora já posso viver, já não existe mais problema.....” eu acho super original...rs.....Tem uma meio triste, mais mesmo assim o suingue ta lá “Carnaval foi triste pra mim” (esse ano não foi meu caso...rs), “A princesa e o plebeu” que é muito bunitinha! É a ultima...”Não desanima não João”.... verdade foda...escuta lá...
Aí esse ano, a super Tati me deu muita musica boa e lá tava ele “Big Ben” de 1965....e eu curto todas as musicas, (acho que nos cd’s dele não tem como não gostar de alguma)...mas no destaque, a segunda “Patapatapatá“, com um violãosão foda: ”Custava alguma coisa você esperar por mim”.... Depois “Jorge Well”.... hahahah.. genial: ”Take it easy girl, I am here, take it easy girl, I am Jorge Well”.....ele mistura português com um inglês caipirês....rs....ótimo! Então “Lá vem o homem que matou o homem que matou o homem mau” maior historinha massa!....A-d-o-r-o o ritminho gostoso de “Quase colorida” .... ”Você é linda é quase colorida, você amor, é o amor da minha vida”...Que bunito! E pra fechar, uma escolha perfeita na organização do cd.... ”Chorava todo mundo, agora ninguém chora mais (...) Pois é protegido de Iansã....”
Então ouvi um que fazia uma cara que queria ter, “A tábua de Esmeralda” de 1974 daí que veio a musiquinha da minha querida coletânea que foi e voltou várias vezes de Japira à Jacarezinho, “Os alquimistas estão chegando”...
A capa do cd é muito doida... O tal N. Flamel, é Nicolas Flamel, francês....clarooo...rs...Segundo a lenda teria fabricado a pedra filosofal, o elixir da longa vida e realizado a transmutação de metais em ouro por meio de um livro misterioso.(by wikipédia) "Menina mulher da pele preta" ...é uma puta declaração e tão legal, "...será que ela pensa um pouco em mim com malícia???"
Tem altas musiquinhas que são meio místicas e tal, o cd é mesmo uma homenagem aos Alquimistas. Uma muito filosófica é “Errare Humanun Est”, uma letra piradassa “Vieram os deuses de outras galáxias-xias-xias, ou de um planeta de possibilidades impossíveis. E de pensar que não somos os primeiros seres terrestres, Pois nós herdamos uma herança cósmica. Errare humanum est..”, fala do livro Eram os Deuses astronautas, que eu ainda não li, de 1968, mas agora to afim...hihihi...Tem um filme e pah....meu professor passou no 1º ano (História já viu né!??).....aiaiai......hummm.....acredita que no bar num passo o filme!?!??! Eitaaa!
“Minha teimosia é uma arma pra te conquistar” tem uma letra louca de insistente...rs....que eu curto (será que eu sou insistente???...aff...). A musica "Zumbi" é uma letra que fala da importância do Zumbi, e cita os lugares de onde a gente veio... "Angola Congo Benguela Monjolo Cabinda Mina Quiloa Rebolo..." E indu pra ultima musica, que eu amooooo e conheci com a Marisa Monte, “Cinco Minutos” .....aiaiai....que ótimo “Pedi você pra esperar cinco minutos só você foi embora sem me atender, não sabe o que perdeu...você não viu não viu como eu fiquei”
Viva o Jorge Ben Jor e "salve, não não senta, pra sair legal...então...tem que dança dançando..." Abrasso Crasso

2 comentários:

Anônimo disse...

heyyy Jaque.
Fazia tempo que não passava por aqui...estou em falta com os nossos emails também, mas semana de prova sabe como é, tava foda. =/
Mas agora é tudo alegria, quase colorida, rs.

Jorge Ben é ótimo. Adorei saber o porque da mudança de nome. Tanta pela visão cultural de sua mãe, quanto pela sua, que eu acredito viu, rs.

Confesso que nunca ouvi todo o cd "A tábua da esmeralda", mas só pelo cuidado da capa já me deu uma puta vontade de ter.
O "Big Ben" foi um presente da Tati mesmo. Já embalou algumas boas noite de república, rs. "O homem que mato o homem que matou o homem mau" me diz muita coisa. Esse ciclo perverso, porem legitimado. Ai.

Mas de tudo, é bem isso. Não há quem não dê uma requebradinha com ele, uou.

beijos guria.
Um belíssimo final de semana, tipo Jorge WELL, haha. (adoro)

Anônimo disse...

Ah, tenho escutado bastante Cibelle viu. Peguei o "The Shines of Dried Electric Leaves”...estou meio viciada sabe?! rs..

Sinta-se responsável (no ótimo sentido).